O Elevador Lacerda é um símbolo da
cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões
portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias
reformas ao longo dos anos
Foi o primeiro elevador no mundo a servir de
transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de
dezembro de 1873.
Liga a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à
Praça Cayru, no bairro do Comércio. Possui duas torres, quatro cabines e 73,5
metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines, e
a viagem dura 22 segundos. Transporta, em média, mais de 750 mil pessoas por
mês, funcionando 24 horas por dia.
O uso de ascensores em Salvador é uma
tradição secular. Já no início do século 17 usava-se uma espécie de guindaste
para transportar mercadorias do porto à cidade alta. Outros elevadores e planos
inclinados foram construídos na cidade posteriormente.
O Elevador Lacerda foi idealizado pelo
empresário Antonio de Lacerda (1834-1885), construído com a ajuda de seu irmão,
o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio
Francisco de Lacerda. Os dois irmãos, Augusto e Antônio de Lacerda estudaram
engenharia no tradicional Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, mas
Antônio retornou ao Brasil antes de completar o curso.
O Elevador da Conceição foi um sucesso da
engenharia e um fracasso financeiro, não deu lucro ao seu criador. Em 1896, o
Elevador passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda, por indicação do
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em 1906, foi reformado para adotar
um sistema elétrico e sua torre tornou-se mais larga, na base.
A segunda torre (a que se projeta para a
frente) foi inaugurada em 7 de setembro em 1930, juntamente com uma reforma
geral, em que o conjunto arquitetônico ganhou seu estilo em art déco. Era uma
condição para a concessão dos serviços a uma empresa estadunidense. As duas
torres são ligadas por uma plataforma de 71 m de vão, que passa alto sobre a
Ladeira da Montanha, outro grande desafio de engenharia do século 19. A Otis participou da ampliação de 1930 com a
instalação de dois ascensores. Em 1932, a empresa estadunidense anunciou seu
feito na Fortune Magazine, revelando que no primeiro dia de operação plena
foram transportadas 24 mil pessoas.
Em 1955, o Elevador foi estatizado pela
Prefeitura. Em 1º de julho 1961, novos elevadores da Otis foram inaugurados,
mais rápidos e dobrando a capacidade por cabine de 16 para 32 pessoas. Em 2006,
foi tombado
Informações obtidas nos: http://www.bahia-turismo.com/salvador/turismo.htm
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