Sua localização,
em ampla praça ajardinada e terreno elevado, contribui para realçar seu
conjunto majestoso e artístico, um dos mais belos de Minas Gerais e do Brasil.
Quando são seis horas da tarde, na primavera, o sol bate sobre as palmeiras
imperiais e sua sombra forma, na "mini-rua" dentro do jardim, as
cordas de uma lira. Do alto da torre, quando se olhava para o jardim, a
"mini-rua" tinha o formato de uma lira, e as sombras da palmeira
completavam o conjunto, só que um de nossos prefeitos modificou o formato da
"mini-rua" que agora nao parece tanto com uma lira.
Nas torres ficam
os sinos, um grande na da esquerda e os três: pequeno, meão e grande, na da
direita.
A igreja é dotada
de um adro, que é uma "área" muito grande em volta de toda a igreja,
delimitado por balaústres (tipo um muro) de mármore branco vindos de Portugal,
com parapeito de pedra azul, até determinado ponto e daí em diante por balaústres
e parapeitos de cimento. Um portão largo de ferro, ladeado de gradil de ferro,
fecha o adro na parte inferior da frente; lateralmente existem dois portões
menores.
É uma construção
arrojada, principalmente tomando-se em conta a época em que foi feita
(princípios do século XIX) e pelo fato de ser de pedra lavrada. O templo, todo
construído de alvenaria, foi iniciado em 1774. Tem mais de 55 metros de
comprimento e 15 de largura, por uma altura de 30 metros nas duas torres.
O interior da
igreja está em harmonia com a parte externa. Duas portas dão para as escadas de
pedra e em caracol que levam ao coro e às torres. O arco do coro abrange toda a
largura da igreja e sustenta a tribuna da música.
Uma escadaria de
lajes de pedra com balaústres também de mármore branco, em ziguezague, com
espaçosos patamares e corrimão de pedra, dá acesso ao adro. O paredão da
escadaria é decorado com desenho de flores de pedra, tendo no centro do florão
a data de 1874. As pilastras são bonitas e terminam em ornatos com laminados de
pedra. As flores de pedra estão todas quebradas, algumas nem parecem mais
flores, apenas bolas de pedra mal feitas.
Conforme a
documentação existente, pode-se dizer que o artífice da construção da Igreja de
São Francisco de Assis de São João del-Rei foi o grande mestre e artista
português Francisco de Lima Cerqueira. A primitiva planta (chamada na época de
risco) do templo é atribuído a Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho - mas
este risco não foi o executado em seu todo, poisFrancisco de Lima Cerqueira
também era arquiteto e tirou novas plantas de novos desenhos. Os trabalhos
"mais mimosos" foram executados pelo referido mestre
portuguêsFrancisco de Lima Cerqueira. A Igreja de São Francisco de Assis é uma
igreja cheia de detalhes, para saber acesse http://www.sjdr.com.br/historia/igrejas_monumentos/sf/indice.html é um ótimo site
No cemitério, ao fundo, fica o túmulo do
ex-presidente Tancredo Neves
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