Representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitas também por Aleijadinho, são dividas em sete cenas
Passo da Ceia
A capela
foi a primeira construída para abrigar as imagens
em cedro do Líbano. Foi a única erguida durante
a permanência de Aleijadinho em Congonhas, supõe-se
sob sua orientação. A cena é dramática
e reflete a perplexidade dos apóstolos diante da
revelação de Cristo: "Em verdade vos digo,
um de vós há de me entregar." Cada um declara
sua inocência.
Passo do Horto
Retrata
Jesus no Jardim das Oliveiras. Nesta capela está
uma obra-prima de Aleijadinho: o anjo. Simbolizando a aproximação
da Paixão, ele traz na mão direita um cálice
com fel a ser bebido. "Pai, se é do teu agrado, afasta
de mim este cálice." Havia uma cruz em sua mão
esquerda, que foi retirada em 1957, visando evitar danos
À imagem. A cruz era como a previsão do suplício
derradeiro. Enquanto Jesus está angustiado, os profetas
Pedro, Tiago e João dormem serenamente.
Passo da Prisão
Representa um dos episódios mais conhecidos da
Bíblia, o milagre da cura de Malco, soldado do pontífice
máximo de Jerusalém. O apóstolo Pedro,
num ato desesperado para defender Cristo, decepa a orelha
de Malco com uma espada. Cristo intervém e calmamente
realiza o milagre da cura. Fazem parte da cena as figuras
de Cristo, Malco, Pedro, Judas e quatro soldados. Algumas
delas têm 2 metros de altura. As expressões
das imagens revelam um momento de tensão, misturando
cólera e perplexidade. Mestre Ataíde, responsável
pela policromia do conjunto, confere ainda mais dramaticidade
ao episódio e sua pintura funciona como principal
agente de unidade estética.
Passo da Flagelação e Coroação de Espinhos
Após
a construção das capelas do Horto e da Prisão,
as obras das demais permaneceram interrompidas por quase
meio século, sendo retomadas em 1864. Todas as estátuas
estavam prontas - Aleijadinho faleceu provavelmente em 1814
- e aguardavam a construção do restante das
capelas. Ficou decidido que em vez de sete seriam erguidas
seis capelas, o que acarretou no congestionamento do quarto
Passo, que passou a abrigar dois grupos: Flagelação
e Coroação de Espinhos. Quatorze peças
se espremem num espaço pequeno, dificultando a compreensão
imediata das cenas. Duas imagens de Cristo são atribuídas
a Aleijadinho, e também uma terceira, a do segundo
soldado (Flagelação), que serviu de modelo
para seus discípulos confeccionarem o restante. As
três se distinguem pelas expressões caricaturais
dos rostos, dos olhos, queixos e rugas na testa. A policromia
das peças provavelmente não foi feitas por
Mestre Ataíde.
Passo do Calvário (Cruz às Costas)
Retrata um momento do caminho de Cristo para o calvário,
o "Encontro com as filhas de Jerusalém", descrito
no Evangelho de São Lucas. Cristo fala com duas mulheres
que o seguiam chorando. A primeira enxuga as lágrimas
e Cristo diz: "filhas de Jerusalém, não chorais
por mim, mas chorais por vós mesmas e seus filhos."
A segunda mulher segura nos braços um menino.
Passo da Crucificação
Formado por onze imagens. Neste grupo podemos notar três unidades cênicas. Na zona central está Cristo, dois carrascos crucificando-o e Madalena, de joelhos, em desespero. Do lado esquerdo dois soldados disputam a túnica de Cristo. À direita estão o bom e o mau ladrão À espera do momento de também serem crucificados.
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