quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Rezende Costa - MG 2013




Um rancho erguido para abrigar tropeiros e viajantes na primeira metade do século XVIII deu origem ao pequeno povoado de Laje. Em 1911 o povoado ganhou sua autonomia como município, recebendo o nome atual – Resende Costa (uma homenagem aos inconfidentes “pai e filho” que ali viveram).







Resende Costa uma tranqüila cidade localizada no Campos das Vertentes, que fica a 194 km da capital mineira. É uma cidade que faz parte da Estrada Real, e fica a caminho de São João Del Rei, é possível ver a entrada.
A cidade preserva construções históricas setecentistas, entre elas amplas fazendas, casarões que abrigaram inconfidentes e magníficas igrejas e capelas. O município possui também diversas cachoeiras que são muito frequentadas pelos turistas, principalmente nos quentes verões.

A cidade conserva festejos tradicionais, como a festa da padroeira, entre outras comemorações religiosas. O Torneio de Inverno anima todos os amantes de esportes, e, para os mais animados, o carnaval da cidade é uma das principais atrações do municipio.


Na entrada da cidade, é possível encontrar o Artesanato Estação das Artes. Importante tradição da cidade, o artesanato envolve famílias inteiras e sua produção é almejada até mesmo por outros países. Lá se encontram todos os tipos de artes e um legítimo e belo tear mineiro.





Hoje o município vive quase somente do artesanato têxtil, confeccionando colchas, tapetes e outros artigos para casa em teares manuais. A maioria da população tece ou vende esses trabalhos, produzidos com sobras de malhas das indústrias nacionais. Várias lojas e, ainda, uma interessante oficina de móveis feitos com madeira de demolição vendem o artesanato local.





 A arte do tear está bem preservada em Resende Costa, que se tornou importante para sua economia, deixando de ser uma atividade feminina para envolver famílias inteiras.


A produção local pode ser adquirida também no comércio de vários estados brasileiros e até no exterior. É um trabalho que atrai turistas e lojistas de toda a parte, que ali encontram um tear mineiro autêntico, bonito e de qualidade.

Atrativo Imperdível: Visita aos ateliês e lojas de artesanatos.
Dica: Se você estiver indo para Tirandentes ou São João Del Rei, é melhor não comprar tecidos nestas duas cidades, pois o preço é muito alto é melhor esperar e na vou passar em Resende Costa. tem muita variedade.
Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário